• (11) 2646.6767
  • contato@aneb.com.br
  • Rua Homem de Melo, 537 - Perdizes - São Paulo - SP
  • Quem Somos

    Sobre

    A ANEB, Associação Nacional de Escolas Batistas, é um órgão consultivo, representativo e coordenador da educação secular promovida pelos batistas brasileiros, por meio de suas instituições de ensino de todos os níveis e graus, regida por princípios cristãos, sob a égide e orientação da Convenção Batista Brasileira.

    Clique aqui para visualizar o estatuto.

    Missão

    Representar e integrar as Instituições Educacionais Batistas associadas e promover educação acadêmica de excelência, fortalecendo a natureza confessional com base em valores e princípios bíblicos. 

    Visão

    Ter reconhecimento como entidade representativa das Instituições Educacionais Batistas,  nas quais seus alunos alcancem sabedoria e conhecimento, demonstrados em suas vidas pelo caráter, liderança, serviço e vida devocional.

    Valores

    • Compromisso com a Bíblia como fundamento;
    • Cooperação nas realizações e no desenvolvimento de soluções;
    • Integração de conhecimentos e de experiências para crescimento corporativo;
    • Unidade de princípios e propósito entre associados;
    • Excelência em todas as ações como expressão do caráter de Deus.

    Histórico

    Em 1963, os diretores de Estabelecimentos de Ensino Batistas, que se reuniam  em Vitória/ES, por ocasião da Assembleia da Convenção Batista Brasileira daquele ano, criaram a Associação Nacional das Escolas Batistas, com o propósito formar o pensamento batista da educação e de aproximar as escolas e seus diretores.

    A sede da ANEB, nos primeiros anos, funcionou à Rua Visconde de Moraes, 231, Niterói, RJ.

    Em julho de 1964, a ANEB anuncia a primeira sua diretoria:

    Presidente Nacional e da Secção Sul-Centro – PR. Dr. Werner Kaschel, dir. da CBB;

    Secretário e tesoureiro – PR. Samuel de Souza, dir. do Col. Batista de Niterói-RJ;

    Presidente da Secção Norte-Nordeste – Prof. Samuel Munguba, dir. do Colégio Batista Santos Dumont – Fortaleza-Ce;

    Secretário Arquivista da Secção Centro-Sul – Prof. Onézimo Mendes Coelho, Secretário do Colégio Batista Shepard-Guanabara-RJ;

    Secretário Arquivista da Secção Norte-Nordeste – Prof. Getro Ferreira da Silva, diretor do Colégio Batista Alagoano – AL.

    Dentre os seus organizadores, destaca-se o Pastor Dr. Werner Kaschel, como membro que foi da Comissão Especial da Junta Executiva da CBB, quando da preparação dos estudos que tornaram a ANEB  órgão auxiliar da CBB, em sua Assembleia realizada em 1967, em Belo Horizonte.

    Podemos dizer que a ANEB tem experimentado duas etapas distintas. A primeira de 1963 a 1990, quando tratou somente dos assuntos e interesses das instituições e dos diretores.

    Na segunda etapa, de 1990 até os dias atuais, a ANEB se reestruturou, passou a trabalhar a inserção dos professores em seus congressos, bem como aprofundar o debate de interesse organizacional e administrativo dos colégios  afiliados.

    A ANEB já realizou 18 grandes congressos nacionais e regionais, os quais têm se constituído em momentos ricos e inspirativos, de alto teor pedagógico,  cultural e espiritual, desenvolvendo o aperfeiçoamento de administradores, professores e capelães das escolas afiliadas.

    Os dois últimos, foram realizados no Sistema de Educação Batista Mineiro,  em Belo Horizonte, em 2010, e no Colégio Batista Brasileiro, em São Paulo, em 2012.

    A ANEB realizou ainda diversos encontros de Diretores, sendo os três últimos em São Paulo/2013 no Colégio Batista Brasileiro, no Amazonas/2015 no Instituto Batista Ida Nelson e em Belo Horizonte/2016 no Colégio Batista Mineiro, todos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da Gestão Administrativa e a busca da excelência na área Pedagógica.

     

    Diretoria Executiva da ANEB para o ano 2016/2017:

    Presidente: Prof. Mário Jorge Castelani – Diretor do Colégio Batista da Penha

    1a. Vice-Presidente: Prof. Rosemeire Marinho, Diretora do Colégio Americano Batista de Aracaju

    2o. Vice presidente Prof. Gézio Medrado

    1a. Secretaria Prof. Marta  Diretora do Colégio Batista de Bauru

    2o. Secretário Prof. Firmino, diretor do Centro Independente de Educação Batista de Manaus