• (11) 2646.6767
  • contato@aneb.com.br
  • Rua Homem de Melo, 537 - Perdizes - São Paulo - SP
  • Quem Somos

    Sobre

    A ANEB, Associação Nacional de Escolas Batistas, é um órgão consultivo, representativo e coordenador da educação secular promovida pelos batistas brasileiros, por meio de suas instituições de ensino de todos os níveis e graus, regida por princípios cristãos, sob a égide e orientação da Convenção Batista Brasileira.

    Clique aqui para visualizar o estatuto.

    Missão

    Representar e integrar as Instituições Educacionais Batistas associadas e promover educação acadêmica de excelência, fortalecendo a natureza confessional com base em valores e princípios bíblicos. 

    Visão

    Ter reconhecimento como entidade representativa das Instituições Educacionais Batistas,  nas quais seus alunos alcancem sabedoria e conhecimento, demonstrados em suas vidas pelo caráter, liderança, serviço e vida devocional.

    Valores

    • Compromisso com a Bíblia como fundamento;
    • Cooperação nas realizações e no desenvolvimento de soluções;
    • Integração de conhecimentos e de experiências para crescimento corporativo;
    • Unidade de princípios e propósito entre associados;
    • Excelência em todas as ações como expressão do caráter de Deus.

    Histórico

    Em 1963, os diretores de Estabelecimentos de Ensino Batistas, que se reuniam  em Vitória/ES, por ocasião da Assembleia da Convenção Batista Brasileira daquele ano, criaram a Associação Nacional das Escolas Batistas, com o propósito formar o pensamento batista da educação e de aproximar as escolas e seus diretores.

    A sede da ANEB, nos primeiros anos, funcionou à Rua Visconde de Moraes, 231, Niterói, RJ.

    Em julho de 1964, a ANEB anuncia a primeira sua diretoria:

    Presidente Nacional e da Secção Sul-Centro – PR. Dr. Werner Kaschel, dir. da CBB;

    Secretário e tesoureiro – PR. Samuel de Souza, dir. do Col. Batista de Niterói-RJ;

    Presidente da Secção Norte-Nordeste – Prof. Samuel Munguba, dir. do Colégio Batista Santos Dumont – Fortaleza-Ce;

    Secretário Arquivista da Secção Centro-Sul – Prof. Onézimo Mendes Coelho, Secretário do Colégio Batista Shepard-Guanabara-RJ;

    Secretário Arquivista da Secção Norte-Nordeste – Prof. Getro Ferreira da Silva, diretor do Colégio Batista Alagoano – AL.

    Dentre os seus organizadores, destaca-se o Pastor Dr. Werner Kaschel, como membro que foi da Comissão Especial da Junta Executiva da CBB, quando da preparação dos estudos que tornaram a ANEB  órgão auxiliar da CBB, em sua Assembleia realizada em 1967, em Belo Horizonte.

    Podemos dizer que a ANEB tem experimentado duas etapas distintas. A primeira de 1963 a 1990, quando tratou somente dos assuntos e interesses das instituições e dos diretores.

    Na segunda etapa, de 1990 até os dias atuais, a ANEB se reestruturou, passou a trabalhar a inserção dos professores em seus congressos, bem como aprofundar o debate de interesse organizacional e administrativo dos colégios  afiliados.

    A ANEB já realizou 18 grandes congressos nacionais e regionais, os quais têm se constituído em momentos ricos e inspirativos, de alto teor pedagógico,  cultural e espiritual, desenvolvendo o aperfeiçoamento de administradores, professores e capelães das escolas afiliadas.

    Os dois últimos, foram realizados no Sistema de Educação Batista Mineiro,  em Belo Horizonte, em 2010, e no Colégio Batista Brasileiro, em São Paulo, em 2012.

    A ANEB realizou ainda diversos encontros de Diretores, sendo os três últimos em São Paulo/2013 no Colégio Batista Brasileiro, no Amazonas/2015 no Instituto Batista Ida Nelson e em Belo Horizonte/2016 no Colégio Batista Mineiro, todos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da Gestão Administrativa e a busca da excelência na área Pedagógica.

     

    Diretoria Executiva da ANEB para o ano 2020/2022:

    – Presidente – Prof. Valseni Braga
    – Vice Presidente – Profª. Rose Marinho
    – Vice Presidente – Dr Gezio Medrado.
    – Secretário – Prof André Israel
    – Secretário – Prof. Firmino Campelo
    – Diretor Executivo – Mario Jorge Castelani